Manual

CEV - Controle de Estoque e Vendas

1 - Login

Para acessar o sistema é necessário entrar com os dados:

1 - Código da empresa: código da empresa cadastrada no sistema 

2 - Login: nome de usuário criado

3 - Senha: senha cadastrada



2 - Início

A tela inicial do sistema mostra um resumo dos cadastros da empresa até o momento.



3 - Marcas

3.1 - Cadastro de Marca

O cadastro de uma marca é simples, bastando apenas informar o nome da marca.



3.2 - Pesquisa de Marca

Ao entrar na tela de pesquisa de marcas, todas as marcas cadastradas no sistema são exibidas.

Para editar uma marca, clique no número referente ao seu ID.

Para apagar uma marca, clique no ícone em formato de lixeira referente a marca que deseja apagar.

Para ordenar o resultado, clique no título da tabela referente a propriedade que deseja utilizar para ordenar.

A propriedade que possui uma seta ao lado direito é a propriedade que esta sendo ordenada no momento. Obs: algumas propriedades não podem ser ordenadas.




Para filtrar os resultados da pesquisa, clique no link Filtrar. A tela abaixo será exibida:



3.3 - Edição de Marca



4 - Produtos

4.1 - Cadastro de Produto

Para cadastrar um produto é necessário preencher os campos:

1 - Código de barras: opcional

2 - Nome do Produto: nome / descrição do produto

3 - Marca: opcional. A marca deve ter sido previamente cadastrada

4 - Preço Unitário: preço unitário de venda do produto

5 - Estoque

Um produto pode ter estoque, ou não. Produtos sem estoque podem ser, por exemplo, pratos de restaurante, sucos, etc

5.1 - Quantidade atual: estoque atual

5.2 - Estoque mínimo: quantidade mínima para o sistema alertar que é necessário comprar mais produto

6 - Imagem: foto do produto



4.2 - Pesquisa de Produto

Ao entrar na tela de pesquisa de produtos, todas os produtos cadastrados no sistema são exibidos.

Para editar um produto, clique no número referente ao seu ID.

Para apagar um produto, clique no ícone em formato de lixeira referente ao produto que deseja apagar.

Para ordenar o resultado, clique no título da tabela referente a propriedade que deseja utilizar para ordenar.

A propriedade que possui uma seta ao lado direito é a propriedade que esta sendo ordenada no momento. Obs: algumas propriedades não podem ser ordenadas.




Para filtrar os resultados da pesquisa, clique no link Filtrar. A tela abaixo será exibida:



4.3 - Edição de Produto



4.4 - Cadastro de Entrada de Estoque

Para cadastrar uma entrada de produto é necessário preencher os campos:

1 - Data: data da entrada do produto no sistema

2 - Nome do Produto: nome / descrição do produto

3 - Quantidade

4 - Valor: valor unitário ou valor total

Se a opção escolhida for informar o valor unitário que saiu cada produto, o sistema irá calcular qual o valor total.

Se a opção escolhida for informar o valor total da compra, o sistema irá calcular o valor unitário de cada produto.

5 - Fornecedor: opcional



4.5 - Pesquisa de Entrada de Produto

Ao entrar na tela de pesquisa de entradas de produtos, todas as entradas do mês/ano corrente serão são exibidas.

Para editar uma entrada, clique no número referente ao seu ID.

Para apagar uma entrada, clique no ícone em formato de lixeira referente a entrada que deseja apagar.

Para ordenar o resultado, clique no título da tabela referente a propriedade que deseja utilizar para ordenar.

A propriedade que possui uma seta ao lado direito é a propriedade que esta sendo ordenada no momento. Obs: algumas propriedades não podem ser ordenadas.




Para filtrar os resultados da pesquisa, clique no link Filtrar. A tela abaixo será exibida:



4.6 - Edição de Entrada de Produto



5 - Clientes

5.1 - Cadastro de Cliente

Para cadastrar um cliente é necessário preencher os campos:

1 - Nome: nome do cliente. Único campo obrigatório.

2 - Sexo

3 - E-mail

4 - Telefone 1

5 - Telefone 2

6 - Endereço / Cidade

7 - Anotações



5.2 - Pesquisa de Cliente

Ao entrar na tela de pesquisa de clientes, todos os clientes cadastrados no sistema são exibidos.

Para editar um cliente, clique no número referente ao seu ID.

Para apagar um cliente, clique no ícone em formato de lixeira referente ao cliente que deseja apagar.

Para ordenar o resultado, clique no título da tabela referente a propriedade que deseja utilizar para ordenar.

A propriedade que possui uma seta ao lado direito é a propriedade que esta sendo ordenada no momento. Obs: algumas propriedades não podem ser ordenadas.




Para filtrar os resultados da pesquisa, clique no link Filtrar. A tela abaixo será exibida:



5.3 - Edição de Cliente



6 - Fornecedores

6.1 - Cadastro de Fornecedor

Para cadastrar um fornecedor é necessário preencher os campos:

1 - Nome: nome do fornecedor. Único campo obrigatório.

2 - E-mail

3 - Telefone 1

4 - Telefone 2

5 - Endereço / Cidade

6 - Anotações



6.2 - Pesquisa de Fornecedor

Ao entrar na tela de pesquisa de fornecedores, todos os fornecedores cadastrados no sistema são exibidos.

Para editar um fornecedor, clique no número referente ao seu ID.

Para apagar um fornecedor, clique no ícone em formato de lixeira referente ao fornecedor que deseja apagar.

Para ordenar o resultado, clique no título da tabela referente a propriedade que deseja utilizar para ordenar.

A propriedade que possui uma seta ao lado direito é a propriedade que esta sendo ordenada no momento. Obs: algumas propriedades não podem ser ordenadas.




Para filtrar os resultados da pesquisa, clique no link Filtrar. A tela abaixo será exibida:



6.3 - Edição de Fornecedor



7 - Vendas

7.1 - Cadastro de Venda

Para cadastrar uma venda é necessário preencher os campos:

1 - Status: se já foi pago, aberto, pronto ou entregue

2 - Data da venda

3 - Data de entrega: opcional

4 - Cliente: opcional

5 - Itens da venda: no mínimo 1 item

Selecione se deseja pesquisa um produto pelo código de barras, descrição do produto, ou id do produto.

A lista, ou um único produto, aparecerá para ser selecionado. Informe a quantidade e clique em Adiconar.

6 - Vendedor

7 - Tipo de pagamento

8 - Anotações: opcional


É possível aplicar desconto na venda, nos tipos:

- desconto em %

- desconto em R$

- informar novo valor



7.2 - Pesquisa de Venda

Ao entrar na tela de pesquisa de vendas, todas as vendas do mês/ano corrente são exibidas.

Para editar uma venda, clique no número referente ao seu ID.

Para apagar uma venda, clique no ícone em formato de lixeira referente a venda que deseja apagar.

Para ordenar o resultado, clique no título da tabela referente a propriedade que deseja utilizar para ordenar.

A propriedade que possui uma seta ao lado direito é a propriedade que esta sendo ordenada no momento. Obs: algumas propriedades não podem ser ordenadas.




Para filtrar os resultados da pesquisa, clique no link Filtrar. A tela abaixo será exibida:



7.3 - Edição de Venda



8 - Usuários

8.1 - Cadastro de Usuário

Para cadastrar um usuário é necessário preencher os campos:

1 - Login: login para acessar o sistema

2 - Nome: nome do usuário

3 - E-mail: opcional

4 - Nível de Acesso: administrador (cadastros, lançamentos, auditoria, relatórios, etc) ou comum (cadastros e lançamentos)

5 - Senha



8.2 - Pesquisa de Usuário

Ao entrar na tela de pesquisa de usuários, todos os usuários cadastrados no sistema são exibidos.

Para editar um usuário, clique no número referente ao seu ID.

Para apagar um usuário, clique no ícone em formato de lixeira referente ao usuário que deseja apagar.

Para ordenar o resultado, clique no título da tabela referente a propriedade que deseja utilizar para ordenar.

A propriedade que possui uma seta ao lado direito é a propriedade que esta sendo ordenada no momento. Obs: algumas propriedades não podem ser ordenadas.




Para filtrar os resultados da pesquisa, clique no link Filtrar. A tela abaixo será exibida:



8.3 - Edição de Usuário



9 - Auditoria

A área de auditoria mostra para o administrador todas as operações que foram realizadas no sistema.

Estas operações podem ser: cadastro de produtos, vendas; exclusão de produtos, marcas, etc.

Para ordenar o resultado, clique no título da tabela referente a propriedade que deseja utilizar para ordenar.

A propriedade que possui uma seta ao lado direito é a propriedade que esta sendo ordenada no momento. Obs: algumas propriedades não podem ser ordenadas.




Para filtrar os resultados da pesquisa, clique no link Filtrar. A tela abaixo será exibida:



10 - Backup

Todo sistema necessita de um backup. O CEV disponibiliza está opção para que 

a empresa possa realizar periodicamente o backup de seus cadastros.

Com isso, em caso de problema no sistema o backup pode ser enviado para 

o suporte resolver o problema. Também pode ser importado em programas como

por exemplo o Excel.


OBS: o sistema realiza backup periodicamente no servidor.



11 - Contato

Serve como uma área de suporte, onde a empresa pode enviar uma mensagem para o desenvolvedor

relatando alguma dúvida, algum problema, ou mesmo para dar alguma sugestão.